OBRIGADA POR VISITAR MEU BLOG! AMO VER OS COMENTÁRIOS,ANTES DE SAIR,DEIXE UM RECADINHO PRA MIM!

Linha de Aromatizadores para Ambientes - Conhecendo as propriedades medicinais

*Alecrim

De nome cientifico: (Rosmarinus officinalis), o alecrim faz parte das plantas medicinais e ao mesmo tempo é como todos bem sabemos uma erva aromática de excelencia. O alecrim usa-se como tempero em cozinhados. É estimulante, elimina gases e ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Usa-se contra o reumatismo e a gota; aumenta a memória. Em infusão usa-se contra a colite ulcerosa. Aplicado em forma de vapor tira as enxaquecas rebeldes. ” Má é a chaga que o alecrim não cura”; as chagas e feridas lavam-se com infusão de flores de alecrim e cobrem-se com gaze ou algodão. O fumo do alecrim é bom contra tosse e catarro (das pessoas que ainda nao perderam o vicio de fumar); a flor, em cozimento, fortalece o cérebro, o coração, o estômago e restitui a memória perdida.As flores e folhas de alecrim em infusão são úteis para digestões difíceis e problemas de fígado, em caso de stress e depressões leves. O alecrim estimula a circulação sanguínea. Em cozimento evita tambem a queda do cabelo.
A rainha da Hungria inventou uma água que data do século XVI; destilando em álcool a flor do alecrim constitui-se um excelente cosmético que conserva fresca a pele das mulheres, e proporciona uma eterna juventude. Como erva aromática é útil em cozinha pata guisados e molhos; o mel de alecrim é conhecido como o melhor. Há um refrão que diz: Das virtudes do alecrim pode escrever-se um livro
Origem do alecrim: Regiões mediterrâneas, o alecrim, cujo o nome vem do árabe al-iklil, sempre foi muito apreciado por suas virtudes aromáticas e medicinais.
Variedades de alecrim: alecrim-do-campo, alecrim-de-horta, alecrim-do-mato, alecrim-do-são-josé, alecrim-bravo.
O alecrim dispõe de um excelente oleo essencial presente em vários cremes de uso diário. Estimula a circulação e a drenagem de toxinas.


*Verbena

É anti-séptico, antispasmódico e sedativo.
O óleo essencial de Verbena é sempre usado em perfumaria, na preparação das chamadas “águas de colónia cítricas”, como a famosa Eau de Verveine, ainda hoje muito conhecida na Europa .

*Lavanda

Dentre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, passando pela de antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante, até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo.
Suas propriedades, no entanto, podem ser mais bem resumidas nas de calmante e reguladora.

*Maçã verde

A maçã verde tem propriedades medicinais tanto em relação ao uso interno como ao externo. Ao nível dos mal-estares internos, a maçã verde é anti-inflamatória do aparato digestivo; antiácida; antidiarreica e laxante suave; diurética e depurativa; anticatarral em casos de brônquios ou tose; anti-colesterol; hipo-tensora baixando a pressão sanguínea; sedativa; febrífugo, para baixar a febre; anti-tabaco, manter uma dieta com maçã verde ajuda a deixar o vício do tabaco; e anticancerígeno.
Em quanto ao uso externo alivia a dor muscular, câimbras; o vinagre de sidra (derivado da maçã) serve para eliminar os fungos dos pés; também este vinagre é bom para o ouvido; e evita o mal cheiro nas axilas, entre outras propriedades.

*Flor de laranjeira (Citrus aurantius)

- As flores de laranjeira (laranja) são utilizados pelo poder reconhecido sedativos, ansiolíticos e antiespasmódico.
- Utilizado com sucesso na ansiedade, insônia, nervosismo, stress, palpitações, enxaquecas de origem nervosa, distonia neurovegetativa tosse, nervoso.

*Algas Marinhas

As algas marinhas estão reconhecidas cientificamente como um alimento de alto valor nutricional.
Assim dizem os investigadores que estudaram as algas de Algamar em Espanha.
Pelo seu baixo conteúdo em calorias e gorduras,
Pela alta concentração de minerais, vitaminas, proteínas (aminoácidos essenciais) e carbohidratos indigeríveis que apresentam,
Pelo seu destacado nível de fibra dietética,
Pelo seu elevado conteúdo em nutrientes,
As algas som uma ótima fonte mundial de alimento
(Consejo Superior de Investigaciones Científicas – 1999)
Alimento rico em proteínas, minerais, vitaminas e outros nutrientes específicos, como os ácidos gordos poliinsaturados.
Destaca-se o seu alto conteúdo em minerais e oligoelementos. Todos os elementos que o ser humano necessita encontram-se nas algas em quantidades suficientes.
(Universidad Complutense de Madrid – 2001)